fbpx

Por que devemos dosar a homocisteína?

Compartilhe este post

Quando temos um acumulo de homociteína no sangue, aumenta-se o risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares e podemos ter um comprometimento em funções cognitivas e complicações neurológicas.

Basicamente aumenta o risco para vários problemas na saúde.

A homocisteína, quando em excesso, interferem no jeito com que as células utilizam oxigênio, resultando em um aumento na produção de radicais livres. Esses radicais livres podem oxidar gorduras como LDL, por exemplo, e contribuir para aumentar a formação de placas de ateroma (que pode crescer e obstruir uma artéria cardiaca) por exemplo causando infarto.

Geralmente temos níveis baixos de homocisteína no sangue por que ela tem um metabolismo muito rápido, onde a vitamina B12 e o folato utilizam ela para regenerar metionina e a vitamina B6 converte ela em cisteína (um outro aminoácido).

Porém, temos alguns fatores envolvidos que levam ao aumento de homocisteína.

Sendo os principais: deficiência de B6, folato e B12 (que regulam o metabolismo da homocisteína), o tabagismo, excesso de bebida alcoolica, algumas doenças intestinas, uso de alguns medicamentos como corticoides, diabetes e até mesmo hipotireoidismo. Pessoas com o polimorfismo genético no gene MTHFR também podem apresentar valores mais altos de homocisteína.

Então fique de olho e faça os seus exames, embora existem alguns outros nutrintes para olharmos, esses são os principais.

Precisa de ajuda? Estou aqui para te orientar e bucarmos detalhadamente o que a sua saúde necessita.

Explore outros artigos:

Agende sua consulta!