fbpx

Por que minha barriga fica estufada no final do dia?

Compartilhe este post

Antes de começar a falar especificamente sobre porque ocorre a distensão adominal, você precisa entender que:
A sua barriga ficar inchada;
Você sentir dores ou desconforto;
Sua barriga fazer barulhos após as refeições;
Você passar vários dias sem ir ao banheiro;
Você ter diarreia;
Tudo isso indica que: sua saúde intestinal está péssima! E em algum momento, isso irá refletir em outras partes do seu corpo.

A distensão abdominal ocorre quando existe uma fermentação excessiva do alimento pelas bactérias presentes no seu intestino.

Quando essa fermentação ocorre excessivamente há o transporte de água para dentro do intestino e uma produção excessiva de gases pelas bactérias intestinais. Isso faz com que o seu intestino fique distendido e você sinta dores, desconforto e pode acabar tendo episódios de diarreia ou constipação.
É imprescindível identificar a causa, para conseguir tratar o problema, visto que a distensão abdominal pode ocorrer por vários motivos diferentes!
Por exemplo,
se você se sente assim todos os dias da semana, provavelmente já tem uma disbiose crônica, que é o desequilíbrio das bactérias intestinais. E irá precisar de uma nova organização da dieta.
=> O protocolo 6R cai muito bem aqui!
Segundo exemplo,
você tem distensão abdominal principalmente após comer derivados do leite de vaca, então, provavelmente sua distensão é causada porque você não digere bem a lactose e talvez tenha uma intolerância à lactose ou sensibilidade a proteína do leite da vaca.
=> Nesse caso trocar os derivados do leite de vaca por produtos zero lactose de búfala pode ser benéfico.
Terceiro exemplo,
você tem distensão abdominal principalmente após comer feijão, leite, milho, maçã, pão, e o seu intestino funciona irregularmente e você sempre tem dores abdominais.
=> Nesse caso é necessário fazer uma dieta de eliminação, seja low fodmaps ou 6R, e então no momento da reintrodução dos alimentos descobrir qual é o gatilho da sua distenção. Que pode ser uma hipersensibilidade alimentar ou doenças intestinais.
Quarto exemplo,
você tem distensão abdominal principalmente após comer carnes ou ovos, e depois disso não consegue se alimentar normalmente.
=> Nesse caso é necessário fazer uma avaliação para ver se você está conseguindo fazer a digestão corretamente. E estimular a produção de ácido pelo seu estômago.

Bom, eu poderia citar mais exemplos, mas trouxe esses para vocês verem que: cada caso é um caso!
E a distensão abdominal, não é resultado somente de má alimentação, ela pode estar relacionada com problemas mais graves.
Por isso o tratamento é fundamental!

Explore outros artigos:

Agende sua consulta!