fbpx

Será que você perde músculo se treinar em jejum?

Compartilhe este post

Quando treinamos em jejum, assim como quando estamos em jejum, nosso corpo busca uma fonte de energia para se manter ativo.

Essa fonte de energia pode ser proveniente de carboidratos, principalmente na forma de glicogênio, gordura, e até mesmo proteína.

Eu sei que você pode se assustar com a palavra proteína, porém você não deve se preocupar, isso porque o catabolismo proteico contribui para algo próximo a 5-10% das calorias gastas durante o treino, sendo o que o principal (90%) acaba vindo de onde queremos, da oxidação das gorduras, seja da sua dieta ou da acumulada em volta da sua cintura, e dos carboidratos.

E vale lembrar que esse catabolismo e proteico ocorre mesmo quando você treina alimentado.

Isso mesmo, a vasta maioria da “energia” que seu corpo precisa para treinar em jejum vem
de gorduras e carboidratos armazenados.

Caso siga uma dieta low carb por exemplo, a maior parte da energia virá das gorduras, já que vc não contará com as reserves de glicogênio muscular proveniente do armazenamento dos carboidratos. E para melhorar o seu desempenho, e ter um pouco de glicogênio, você pode simplesmente adicionar uma boa fonte de um carboidrato no jantar do dia anterior.

Sim, se você treina em jejum pela manhã, à noite é um bom horário para consumir um pouco mais de carboidratos.

Então, NÃO! VOCÊ NÃO IRÁ PERDER MÚSCULOS TREINANDO EM JEJUM.

Você irá perder músculos, se tiver uma dieta de desequilibrada, viver estressada, ou ter uma porrada de desequilibrios hormonais e nutricionais, e consequentemente ficar todo inflamado. Mas, o seu treino em jejum não tem nada a ver com isso.

Explore outros artigos:

Agende sua consulta!