fbpx

Você sabe como escolher um Azeite de Oliva?

Compartilhe este post

Entre os óleos vegetais mais utilizados no mundo, o azeite de oliva é um dos mais importantes e antigos. Seu sabor é muito apreciado e o potencial benefício para a saúde é reconhecido na literatura. Mas, a atenção ao rótulo é necessária, para que o consumidor não pague caro, muitas vezes, por um produto de baixa qualidade. 

A seguir, algumas características a considerar antes de adquirir o azeite: 

  • Quando houver mistura, consta no rótulo o percentual de azeite de oliva e de óleo que foi adicionado. Certifique-se de que nos ingredientes haja somente azeite de oliva. 
  • As embalagens de vidro são ideais, pois as substâncias tóxicas do plástico tem afinidade pelo óleo (lipofílicas).  
  • O vidro deve ser escuro, em razão da luz induzir a oxidação da gordura e, para manter seus benefícios antioxidantes, a exposição deve ser mínima. 
  • Quanto ao percentual de acidez do azeite, verificar: se for extravirgem a legislação estabelece que deva ser menor que 0,8% e para o azeite virgem a acidez pode ser de até 2%. Esse índice está relacionado à sua qualidade e englobam fatores, como maturação, estocagem e qualidade da azeitona, tipo de extração do azeite, entre outros. 
  • Data de Fabricação: as características do azeite são mais intensas quanto mais próximas estiverem da data de fabricação. Quanto mais tempo envasado, maior oxidação pode ocorrer. Comprar, de preferência, no máximo 6 meses após o envase. 
  • Tipo de envase: nem sempre um azeite comercializado em Portugal, tem sua origem em Portugal. As marcas que são produzidas e envasadas em um determinado país usam especificações, como: “Produto Português”, ou “Este produto cumpre com as especificações do país de origem”, “Produzido e embalado em Portugal”, ou “Denominação de Origem Protegida (D.O.P.)”, o que assegura que aquele azeite é de origem conhecida. 

Portanto, ao ir ao supermercado, observe, avalie melhor os produtos e compre com qualidade! 

Referências: 

Resolução RDC nº 270, de 22 de setembro de 2005 – ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Avaliação dos Índices de Identidade e Qualidade do Azeite de Oliva- Proposta para Atualização da Legislação Brasileira. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20611998000400017

Explore outros artigos:

Agende sua consulta!